Buscar
  • Solution Indoor

A POLÍTICA DE UM ESCRITÓRIO HÍBRIDO

Agora que você já sabe a definição e característica de um escritório Híbrido, deve estar passando pela sua cabeça:

Tá, mas como fazer funcionar com segurança essa estrutura?


Quando a pandemia se instalou, não havia apenas a questão de como enviar todas as ferramentas de trabalho para a residência do colaborador, e sim como adaptar toda a estratégia e aparatos da empresa e guiar seus funcionários a distância.

Como muitas pessoas não tinham trabalho a distancia antes, essas não sabiam como estabelecer uma rotina produtiva. O que foi observado também, é que nem todos os integrantes de uma corporação, estão capacitados ao trabalho virtual.

Com as flexibilizações e rodízios de trabalhos que foram autorizados, foi possível implementar o trabalho híbrido, e dessa forma as equipes de gestão puderam se certificar que sua equipe seguissem as diretrizes corretas. Deixamos algumas dicas de como você pode se inspirar a estabelecer algumas regras em seu escritório híbrido:

  • Defina claramente quem poderá trabalhar nesse formato:

Deixar claro quais integrantes poderão trabalhar a distância, pode te auxiliar. Talvez os novatos, e quem apresentar um pouco mais de dificuldade na adaptação, possam trabalhar mais tempo presencialmente, do que quem já apresente um desempenho satisfatório desempenhando sua função. Pode acontecer de alguns cargos sejam 100% presenciais, e outros 100% virtuais. Todas essas observações devem estar transparentes na política de trabalho, para não haver desgastes desnecessários, nem mal entendidos.


  • Exponha as expectativas e diretrizes da empresa, definindo escalas de quando poderão trabalhar remotamente, e quando deverão estar presencialmente.

Montar uma escala de 3 dias remotos e 2 presenciais, pode ser uma estratégia a se adotar. Orientar seus funcionários a prestar conta de tempo de trabalho a distância (com registro de envio e resposta de e-mail, por exemplo.), ou liberdade de trabalho (o funcionário que organiza a própria agenda), também é uma questão importante a se definir. Entender se haverá necessidade de reuniões presenciais, obrigatórias. Definir a quantidade de horas que o funcionário remoto irá exercer sua atividade, é um ponto essencial.

Faça um escopo do cenário atual de sua empresa, e apresente todas as diretrizes de cada item, da política de trabalho escolhida.

  • Comunicação com os colaboradores em Home office

É importante definir quais equipamentos serão disponibilizados para as atividades home office. Fornecer treinamentos quando houver, ou realizar implementação de sistemas que possibilitam o acesso remoto a documentos necessários da empresa, isso facilita na integração de setores e comunicação interna. Outra saída é utilização de apps existentes ou desenvolvimento de apps próprio para a comunicação entre equipes. Independente do sistema de trabalho adotado, é indispensável o treinamento e apresentação a todos os integrantes da empresa.

  • Cuidado redobrado com a segurança

E por ultimo e mais importante, estamos na era digital, todos os dias uma quantidade inimaginável de hackers a prendem a quebrar barreiras de segurança. Sabemos que não existe uma segurança perfeita, mas há algumas dicas de como se prevenir.

Mantendo a atenção dos gestores em dia e a comunicação clara, esses itens presentes na política da empresa, facilitarão que sua equipe saiba como seguir as diretrizes corretamente.

No próximo post falaremos de como estruturar um escritório híbrido, com revisão de ambiente e novas ideias.


#solutionindoor #escritoriomobiliado #salasdereuniao #escritoriovirtual #espacodetrabalhoflexivel #ribeiraopreto